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SOU UMA PESSOA EXTREMAMENTE CRÍTICA,DETESTO INJUSTIÇA E ADMIRO PESSOAS QUE CORREM EM BUSCA DO CONHECIMENTO.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

TEMAS PARA H.T.C - CINCO CONCEPÇÕES DIFERENTES A RESPEITO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM - ABORDAGENS:HUMANISTA,COMPORTAMENTALISTA,COGNITIVISTA,SÓCIO-CULTURAL,TRADICIONAL

ABORDAGEM HUMANISTA
-Na abordagem Humanista o aluno está incluído no processo de ensino-aprendizagem.
-O ensino está centrado no aluno,o que implica orientá-la para a sua própria experiência para que,dessa forma,possa estruturar-se e agir.
-A atitude básica a ser desenvolvida é a de confiança e de respeito ao aluno.
-A aprendizagem tem a qualidade de um envolvimento pessoal.O aluno é considerado em sua sensibilidade e sob o aspecto cognitivo é incluído de fato na aprendizagem.Esta é auto-iniciada.Mesmo quando o primeiro impulso ou estímulo vem de fora.O sentido da descoberta ,do alcançar,do captar e do compreender vem de dentro.
-A aprendizagem  nesta abordagem é significativa e penetrante.Suscita modificação no comportamento e nas atitudes.
-Além disso é avaliada pelo educando.Este sabe se está indo ao encontro de suas necessidades,em direção ao que quer saber,se a aprendizagem projeta luz sobre aquilo que ignora.
Principais Autores: Rogers,Neill,Mahoney,Combs e Fromm

ABORDAGEM TRADICIONAL
-A ênfase é dada ás situações de sala de aula,onde os alunos são instruídos,ensinados pelo professor.Os conteúdos e as informações tem que ser adquiridos e os modelos,imitados.
-Em termos gerais,é um ensino que se preocupa mais com a variedade e a quantidade de noções,conceitos e informações do que com a formação do pensamento reflexivo.
A expressão oral do professor tem um lugar proeminente cabendo ao aluno a memorização desse conteúdo verbalizado.
-Existe a preocupação com a sistematização dos conhecimentos apresentados de forma acabada.
-Organização de um ensino predominantemente dedutivo,com o sujeito tendo papel insignificante na elaboração e aquisição dos conhecimentos.
Principais Autores: Durkein,Alain,E.Chartier

ABORDAGEM COMPORTAMENTALISTA
--Ensinar consiste num arranjo e planejamento de condições externas que levam os estudantes a aprender.É de responsabilidade do professor assegurar a aquisição do comportamento.
-Os comportamentos esperados dos alunos são instalados e mantidos por condicionantes e reforçadores arbitrários,na verdade compram-se um bom comportamento do aluno com elogios,graus,notas,prêmios,reconhecimentos dos professores(onde escolhem o melhor professor)
-No caso da educação infantil compram-se um bom comportamento da classe premiando os alunos com balas,promessas de passeios,elegendo os alunos que se destacaram no mês etc.
-Os elementos mínimos a serem considerados num processo de ensino são:o aluno,um objetivo de aprendizagem e um plano para alcançar o objetivo proposto.A aprendizagem será garantida pelo planejamento estabelecido.
Principais Autores: Skinner,Mager,Prophan,Gerlach,Briggs

ABORDAGEM COGNITIVISTA
-O importante é como ocorrem a organização do conhecimento,o processamento das informações e os comportamentos relativos á tomada de decisões.
-As pessoas lidam com os estímulos do meio,sentem e resolvem os problemas,adquirem conceitos e empregam símbolos verbais.
-O que é priorizado são as atividades do sujeito,considerando-o inserido numa situação social.
-O ensino é baseado no ensaio e erro,na pesquisa,na investigação,na solução de problemas por parte do aluno e não na aprendizagem de fórmulas,nomenclaturas,definições,etc.Assim,a primeira tarefa da educação consiste em desenvolver o raciocínio.
-O ponto fundamental do ensino,portanto,consiste em processos e não em produtos de aprendizagem.
-A aprendizagem só se realiza realmente quando o aluno elabora seu conhecimento.Isso porque conhecer um objeto é agir sobre ele e transformá-lo.O mundo deve ser reinventado.
-O ensino dos fatos deve ser substituído pelo ensino de relações pela proposição de problemas.
-Não existem currículos fixos.Antes são oferecidos às crianças situações desafiadoras,tais como jogos,leituras,visitas,excursões,trabalho em grupo,arte,oficinas,teatro,etc.
Principais Autores: Piaget,Bruner Emília Ferreiro(baseada em Piaget)

ABORDAGEM SÓCIO-CULTURAL
-Uma situação de ensino-aprendizagem,entendida em seu sentido global,deve procurar a superação da relação opressor-oprimido através de condições tais como:
a)Solidarizar-se com o oprimido,o que implica assumir a sua situação;
b)transformar radicalmente a situação objetiva geradora de opressão.
-A educação problematizadora busca o desenvolvimento da consciência crítica e da liberdade como meios de superar as contradições da educação tradicional.
-Educador e educando são,portanto ,sujeitos de um processo em que crescem juntos,porque "ninguém educa ninguém,ninguém se educa.os homens se educam entre si mediatizados pelo mundo".
-A educação é um constante ato de desvelamento da realidade,um esforço permanente,através do qual os homens vão percebendo criticamente como estão sendo no mundo.Neste processo,os alunos deverão assumir desde o inicio o papel de sujeitos criadores.
Principais Autores: Paulo Freire (Pedagogia do Oprimido)

EM BUSCA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

A partir das diversas abordagens apresentadas,podemos agora destacar nosso ponto de vista sobre o processo de ensino-aprendizagem.Se o ser humano fosse total e exclusivamente determinado por suas características genéticas não haveria necessidade de escola nem de educador.Mas sabemos que não é assim.É através da possibilidade de aprender que o aluno se desenvolve como ser humano e como cidadão.
A escola e o professor trabalham com a aprendizagem do aluno num processo que não acaba nunca.Aprende-se e sempre.Além do mais,aprender não é uma prioridade exclusiva do aluno,o professor também aprende.Quando falamos em aprender,entendemos:buscar informações,rever a própria experiência,adquirir conhecimentos,desenvolver habilidades,adaptar-se a mudanças,mudar comportamentos,descobrir o sentido das coisas,dos fatos,dos acontecimentos.
Os verbos utilizados aqui priorizam o aluno enquanto agente principal e responsável por sua aprendizagem.
As atividades estão centradas no aluno,em suas capacidades,condições e oportunidades.
De modo análogo,o significado de ensinar diz respeito a: instruir,fazer saber,comunicar conhecimentos,mostrar,guiar,orientar,dirigir,desenvolver habilidades - verbos que apontam para o professor enquanto agente principal e responsável pelo ensino.Neste sentido,o ensino centraliza-se no professor,em suas qualidades e habilidades.
Porque existe em função do aluno e da sociedade na qual se insere,a escola deverá privilegiar a aprendizagem de seus alunos.Ao mesmo tempo,entendemos que a aprendizagem e o ensino são processos indissociáveis.O ensinar se define em função do aprender.Mas para que a aprendizagem realmente aconteça,ela precisa ser significativa para o aluno,envolvendo-o como pessoa.
Trata-se de um processo que permita ao aluno relacionar o que está aprendendo com os conhecimentos e experiências que já possui;que o incentive a perguntar e apresentar questões que o envolvam.Além disso,que lhe permita entrar em contato com situações concretas de sua vida fora da escola.Por fim,que lhe possibilite transferir o que aprendeu na escola para outras circunstâncias e situações de sua vida.
Todo processo de aprendizagem precisa ser acompanhado de um FEEDBACK imediato.A aprendizagem se faz contínuo,e o FEEDBACK é o elemento integrante desse processo,pois deverá fornecer dados ao aluno e ao professor para corrigir e levar adiante o processo de aprendizagem.

3 comentários:

  1. Eis uma boa sistematização sobre a relação ensino-aprendizagem no que são as (ou algumas) das actuais opções dos agentes da educação.
    E digo-o assim para contrapor um pouco à perspectiva apresentada, o alargamento destas noções (aproximando-me do Paulo Freire) à vida não escolar contexto previligiado das aprendizagens. Nunca é demais evidenciar que sendo a escola e a sala de aula o local previligiado do ensino, a aprendizagem inicia-se muito antes (no útero, dizem alguns) e termina com o falecimento. A desestruturação do processo de ensino-aprendizagem fora do contexto escolar não pode reduzir o significado desse processo no sujeito, nem pode em algum momento serem essas aprendizagens desvalorizadas pelo sistema escolar.
    Seria interessante incluir nesta sistematização, as abordagens de Ferrer i Guàrdia e de Sérgio Niza, este inserido no Movimento da Escola Moderna.

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  2. fiquei extremamente feliz com o seu comentário,e irei complementar com as abordagens sugeridas por você.

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  3. Professora Rafisa, gostaria de saber se Ausubel está inserido na Abordagem Humanista, dentro do processo de ensino-aprendizagem.

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