Quem sou eu

Minha foto
SOU UMA PESSOA EXTREMAMENTE CRÍTICA,DETESTO INJUSTIÇA E ADMIRO PESSOAS QUE CORREM EM BUSCA DO CONHECIMENTO.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

EDUCADOR-PESQUISADOR - UMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO

                                                       
            O conhecimento é um direito universal,não apenas quanto ao acesso,mas também em relação à sua produção.As pessoas podem fazer ciência com o exercício da crítica,somada à orientação e ao uso de recursos metodológicos adequados,mesmo que estejam fora da escola e da academia,o que não significa desvalorizar  as instituições que organizam e tornam acessível o saber produzido socialmente.Os partidos deste pensamento pretendem desmistificar os olhares que apontam para uma minoria como capazes e para os demais como limitados(LUCkESI et alii,1991).
              Atualmente há um concenso de que,dadas ás devidas condições,qualquer professor pode ser um pesquisador de suas atividades,nos diversos níveis e modalidades de ensino.
Essas idéias,cuja origem reportam-se sobretudo a um pensamento desenvolvido nos Estados Unidos e no Reino Unido(ELIOTT,1982 E PATTERSON et alii,1993)encontram-se também um terreno fértil no debate sobre o professor reflexivo(ZEICHNER,1993 e SCHON,1993  e 1995).Em  nosso país, diversos investigadores tem também se dedicado a estudos sobre o educador-pesquisador (SEVERINO,1997;ANDRÉ,1992,1994 e 2001; e  LUDKE,2000  e 2001).Oportunamente trataremos algumas dessas contribuiçõies à nossa reflexão.
                 Ao discutir a formação do educador,SEVERINO (1997) falando mais especificamente  dos professores do ensino fundamental e ensino médio,alerta-nos para que a nossa atenção volte-se,sobretudo,para a formação do educador-pesquisador.Com isso ressalta a importância do processo da construção do conhecimento,criticando a forma como são repassados os conteúdos,muitas vezes sem discussão,e desvinculados da experiência cultural dos estudantes,que posteriormente não conseguem estabelecer um elo coerente entre os conteúdos estudados e a prática de estágio,ou a própria experiência profissional.Ora,acrescenta o autor:"Se é bem verdade que se aprende pensando,também não deixa de ser verdade que se aprende a pensar fazendo".
                 A  PRÁTICA DOCENTE NÃO PODE SER APENAS UM ATO MECÂNCICO E SOLITÁRIO.Aliada à clareza das informações,a reflexão desses conteúdos em relação à prática dentro ou fora de sala-de -aula traduz-se em produção de conhecimento.De tal maneira,embora a atuação do professor tenha como base e alvo principal a docência,não se limita a ela,abrangendo"também a produção do conhecimento pedagógico,a cooperação na gestão escolar e a interação com a comunidade educativa"(BRASIL .MEC/SEF.1999:62).
                 Apostando na importância do processo de formação de novos pesquisadores DAMASCENO (2000) indica duas questões essenciais na formação do educador-pesquisador:O saber docente como umsaber contrutor de outros saberes,e a pesquisa enquanto atividade conjunta de professores e estudantes,não apenas na coleta de informação mas também na interpretação dos fatos investigados.A autora destaca ainda que o trabalho  de pesquisa é uma prática pedagógica,na medida que contribui para a formação de todos os que buscam aprender a realidade investigada.
                 Entre as dificulades que acompanham os alunos desde os seus primeiros anos de escola até os cursos de pós-graduação,a mais frequente é escrever,justamente porque é necessário não só uma leitura adequada,mas sobretudo a pesquisa de um tema (FAZENDA,1991).
Em consonância com essa afirmação,(SEVERINO,1997) e DAMASCENO,2000),citados anteriormente,assinalam que uma das possíveis falahas do processo de formação de pesquisadores é justamente a falta de uma vivência real nos processos de pesquisa.
                  A identificação desse problema tem gerado uma intensa reflexão sobre o educador-pesquisador,tanto no âmbito acadêmico nacional e internacional,quanto fora dele,espraiando-se para o campo da formulçao de políticas de formação de professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário