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SOU UMA PESSOA EXTREMAMENTE CRÍTICA,DETESTO INJUSTIÇA E ADMIRO PESSOAS QUE CORREM EM BUSCA DO CONHECIMENTO.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

A IDEOLOGIA NA ESCOLA - A IDEOLOGIA EM AÇÃO

Desde o final do século XIX e na primeira metade do século XX,pedagogos influenciados pelas teorias da chamada escola nova defenderam a idéia otimista de que a educação teria função democratizadora,como fator de mobilidade social.Ao contrário das expectativas,porém,constataram-se altas taxas de repetência e evasão escolar,sobretudo nas camadas mais pobres da sociedade.Embora os índices fossem mais perversos nos países em desenvolvimento,como é ocaso do Brasil,essa distorção acontecia também em outras regiões do mundo.
Por volta de 1970,teóricos franceses passaram a admitir que a escola não é equalizadora,mas reprodutora das diferenças sociais.Segundo alguns desses pensadores,o próprio funcionamento da escola repetiria a estrutura hierarquizada do sistema,reproduzindo as relações autoritárias existentes fara dela.Mais ainda,ao acentuar a dicotomia entre teoria e práxis, a escola desvaloriza o trabalho manual,privilegia o trabalho intelectual,como também torna a própria teoria estéril,já que a mantém distanciada da prática.Em decorrência dessas concepções pessimistas a respeito da atuação da escola,outros estudiosos passaram a investigar o caráter ideológico da produção da literatura infanto-juvenil e dos livros didáticos.
A partir dessa análise,porém,não devemos generalizar apressadamente,reduzindo a escola e o material didático em instrumentos de ideologia,por ser uma posição por demais redutora.Se os teóricos crítico-reprodutivistas nos alertaram para o fato de a práxis  educativa não ser neutra,mas se achar vinculada à sociedade em que atua,às relações de produção,ao sistema político,isso não significa que ficamos reduzidos a peças de engrenagem e sem força de ação ,uma vez que ninguém é joguete passivo de mistificação.
Além disso,as boas escolas são críticas do sistema e cada vez mais buscam aproximar ensino e vida;e os bons autores,tanto de livros didáticos como de ficção,ao lado da discussão sobre valores humanos considerados importantes,tem sabido abordar,com sutileza,sem moralismos,os temas que revelam os riscos e perigos dos desvios em que envereda muitas vezes a humanidade.Sempre haverá na escola e nos livros a possibilidade de professores,autores e alunos inventarem práticas que se tornem críticas da inculcação ideológica.

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