Quem sou eu

Minha foto
SOU UMA PESSOA EXTREMAMENTE CRÍTICA,DETESTO INJUSTIÇA E ADMIRO PESSOAS QUE CORREM EM BUSCA DO CONHECIMENTO.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Projeto Para Educação Infantil Arte Cultura E Lúdico

Projeto Para Educação Infantil Arte Cultura E Lúdico

                  
JUSTIFICATIVA
Segundo pesquisas bibliográficas e fundamentações teóricas, o ensino da Arte em sala de aula visa desenvolver na criança a observação, a imaginação e a sensibilidade, sendo de muita importância para o aprendizado das demais disciplinas, favorecendo assim o desenvolvimento integral da criança como pessoa. O trabalho com a cultura em sala de aula favorece o desenvolvimento de vínculos com a diversidade, desse modo produzindo uma cultura mais tolerante que valoriza e respeita a diversidade. Concluindo assim que o trabalho com esses temas em sala de aula é de extrema importância para o desenvolvimento cognitivo, emocional e físico da criança.

                               
OBJETIVOS
Manipular diferentes materiais, explorando suas características e possibilidades.
Aprimorar a coordenação viso-motora.
Iniciação do gosto e respeito pelo processo de produção e criação artística.
Explorar e identificar elementos musicais para se expressar interagir com o outro e ampliar o conhecimento de mundo.
Perceber e apreciar fontes sonoras e produções musicais.
Conhecimento e valorização da diversidade cultural.
Vivenciar histórias através do seu mundo de fantasias, valorizando seu universo imaginário e desenvolvendo recursos interiores. 
Desenvolver o interesse e o prazer em ouvir histórias.
Aquisição de habilidades motoras globais e expressivas, relacionadas a dança.
Apropriação da sua própria corporeidade e conhecimento individual
                                                                      
ESTRATÉGIAS
1ª Etapa

Contação de história, utilizando uma sequência de imagens feita de colagens.
Assunto: Os índios e a colonização.
2ª Etapa

Teatro com fantoches de colheres de pau, utilizando efeitos sonoros.
Assunto: cultura e costumes indígenas. 
3ª Etapa

Confecção de instrumentos musicais, que posteriormente serão utilizados.
Pintura artística com guache em colheres de pau e em cascas de coco. 
4ª Etapa

Confecção artesanal de cocares utilizando cola, papéis, barbante, penas coloridas, e miçangas, onde as crianças poderão livremente enfeitar seus cocares.
5ª Etapa

Roda de música
Cantigas sobre o índio, onde as crianças utilizarão os instrumentos musicais confeccionados para acompanharem as canções.
6ª Etapa

Dança, utilizando uma seleção de CDs com músicas sobre o índio, onde as crianças pintarão o rosto e utilizarão os cocares confeccionados.   
                                         
                               

AVALIAÇÃO
Observar se a criança se interessa e manipula diferentes materiais explorando suas possibilidades.
Observar se a criança apresenta boa motricidade fina ao realizar os trabalhos manuais.
Observar 
se a criança é desinibida e gosta de participar das atividades musicais e se consegue interagir com os outros.
Observar se a criança reconhece e utiliza a música como linguagem expressiva do seu corpo, da sua voz e dos instrumentos, e também se sabe escutar e respeitar o outro na proposta. 
Observar se a criança durante a dança interage e tem consciência corporal, de modo que consiga expressar-se.
Observar se a criança tem desenvoltura para acompanhar o ritmo da dança.
Observar se a criança na hora da história demonstra interesse estando disposta a ouvir e participar.
Observar se a criança tem consciência e valoriza a diversidade.

                              
PRODUTO FINAL:
Criar  ou reproduzir  elementos da arte brasileira ou estrangeira que tenha um significado e que constitua um valor para o aluno.

Um comentário: