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quarta-feira, 15 de maio de 2013

A ORALIDADE EM QUESTÃO:

A LITERATURA DE CORDEL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

"a linguagem poética está presente na literatura popular,nos versos,nos cordeis e nas letras das canções;é bastante familiar aos alunos,oferecendo uma boa ponte entre a cultura oral e a escrita".
                        ( Proposta curricular - 1º. Seguimento - EJA,pg.78)

          É constante a solicitação dos educadores de  Educação de Jovens e Adultos(EJA) dos Conselhos Comunitários atendidos pelo Instituto Brasileiro de Apoio Comunitário(IBEAC)para que os cursos de formação desse segmento ampliem as discussões na área de Língua Portuguesa.
          Considerando tais demandas,a nossa equipe EJA/IBEAC priorizou a elaboração de uma proposta de trabalho para o ano de 2007 que pudesse atender à solicitação e que contemplasse a valorização da oralidade dos alunos de EJA.
        Em 2006, no Conselho de Cotia,aconteceu uma primeira proposta de trabalho utilizando literatura de cordel,mas tal indicação ocorreu apenas nos dois últimos encontros de formação.De posse da produção realizada com o grupo citado foi possível reestruturar um curso que contemplasse a demanda para 2007 em três grupos( Campo LImpo,Taboão da Serra e Zona Norte)representados aqui em dois Conselhos Comunitários:Campo Limpo e Zona Norte.

         A proposta a´presentada teve o intuito de possibilitar aos educadores pedagógicos,a elaboração de Planos Didáticos que aboradassem às diversas áreas do conhecimento tendo como enfoque práticas de leitura e escrita para alunos em processo de Alfabetização inicial e alunos ja Alfabetizados.Diante da apresentação da Proposta de trabalho em nossa primeira formação coube aos Conselhos envolvidos planejar um trabalho embasado na Proposta Curricular do 1º. Segmento para Eja (1997).Tal proposta inicial resultaria em orientações para a produção de textos e construção de princípios que devem reger o planejmento diário do processo de alfabetização.
          É importante destacar que intervenções foram realizadas em cada um dos temas abordados o que possibilitou a troca de experiências entre os educadores e suas práticas diversificadas.

PRÁTICAS DESFIADORAS: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS
  
           A comunicação oral é uma experiência

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