Quem sou eu

Minha foto
SOU UMA PESSOA EXTREMAMENTE CRÍTICA,DETESTO INJUSTIÇA E ADMIRO PESSOAS QUE CORREM EM BUSCA DO CONHECIMENTO.

domingo, 21 de agosto de 2011



Sequência Didática: Folclore
Público Alvo: Mini-Maternal,Maternal ou Jardim
1- Apresentação :
Esse projeto, visa trabalhar de forma significativa o folclore com as crianças de educação infantil.


2- Justificativa :
O folclore brasileiro é um conjunto de mitos, lendas, usos e costumes transmitidos por suas histórias o conhecimento popular e encantam os que as escutam.
Para a Educação Infantil a oralidade é muito importante, pois com ela as as crianças irão conhecer um pouco mais de nossa cultura.
3-Objtivos Gerais:
Resgatar a cultura e as tradições do folcore brasileiro, além de obter um prévio conhecimento sobre o folclore ,a cultura e as tradições de outros  países podendo
assim compreender a herança cultural que obtivemos e a influência sofrida por nossa
cultura.
4-Objetivos Específicos:
Inserir no contexto/aprendizagem do aluno as lendas transmitidas de geração para geração,
as cantigas de roda,as parlendas mnemônicas de caràter educativo,os ditados populares usados ainda hoje,as advinhas etc,fazendo com que o aluno compreenda as diferenças entre o real e o imaginário.
5-Desenvolvimento  por Área de Conhecimento:
5.1 - Movimento: 
As danças acompanham as músicas em vários rituais folclóricos, sendo as principais danças folclóricas brasileiras samba, baião, frevo, xaxado, maracatu, tirana, catira, quadrilha.


5.2 – Música


Trabalhar a origem de músicas populares cujo autor foi esquecido ou pode ter sido criada espontaneamente pelo povo.
A música folclórica encontradas em brincadeiras infantis, cantos religiosos, ritos, danças e festas.
Alguns Exemplos:
Cantigas de roda, cirandas ou brincadeiras de roda são brincadeiras infantis, onde tipicamente as crianças formam uma roda de mãos dadas e cantam melodias folcloricas, podendo executar ou não coreografias acerca da letra da música. (Roda pião, Escravos de Jó, Rosa juvenil, Sapo Cururu, O cravo e a rosa e Atirei o pau no gato.)
Cantigas de ninar, canções de ninar, acalantos ou cantigas de embalar são canções que as pessoas entoam para fazer os bebês dormirem suavemente.


5.3 – Artes Visuais:
A – Apreciação visual: Bumba meu Boi, etc.


B – Fazer Artístico:


Artesanato – expressão através da arte com as mãos, da habilidade manual e criatividade, originando peças de barro, palha, tecido, couro, papel, fibras, areia e materiais diversos.
Sugestões:
Tinta da Terra 

2 comentários: