Quem sou eu

Minha foto
SOU UMA PESSOA EXTREMAMENTE CRÍTICA,DETESTO INJUSTIÇA E ADMIRO PESSOAS QUE CORREM EM BUSCA DO CONHECIMENTO.

domingo, 21 de agosto de 2011

PROJETO IDENTIDADE



PROFª: RAFISA ROSELES/
PÚBLICO ALVO:MINI-MATERNAL
DURAÇÃO:TRÊS MESES
TEMA:PROJETO IDENTIDADE
OBJETIVO GERAL:
POSSIBILITAR A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA A PARTIR DAS RELAÇÕES  SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAIS,
DE FORMA AUTÊNTICA,CONCIENTE E COTEXTUALIZADA.

JUSTIFICATIVA:
SEGUNDO O REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA
EDUCAÇÃO INFANTIL: AS CRIANÇAS PENSAM O MUNDO DE
UM JEITO ESPECIAL E MUITO PRÓPRIO.É A PARTIR DAS RE-
LAÇÕES QUE ESTABELECEM COM A  REALIDADE  EM  QUE VIVEM,COM O MEIO FAMILIAR E COM AS PESSOAS COM QUEM NECESSITAM SE RELACIONAR NO  COTIDIANO   QUE
ELAS PASSAM A "LER" E COMPREENDER O MUNDO.CABE À
EDUCAÇÃO FACILITAR ESSA "LEITURA" E COMPREENSÃO,POSSIBILITANDO,NO PROCESSO INICIAL DE ESCOLARIZAÇÃO,O RECONHECIMENTO,PELA CRIANÇA,
DA SUA PRÓPRIA HISTÓRIA DE VIDA.É DESEJÁVEL RESGATAR A IMPORTÂNCIA DAS SUAS AÇÕES E ATITUDES
NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA SUA HISTÓRIA E DA HISTÓRIA DO OUTRO.

OBJTIVOS ESPECÍFICOS:
RESGATAR A HISTÓRIA DE VIDA DO ALUNO,TENDO COMO FATOR PRIMORDIAL A ELEVAÇÃO DA SUA AUTO-ESTIMA,POSSILBILITANDO QUE ELE SE IDENTIFIQUE COMO SUJEITO DA HITÓRIA.
IDENTIFICAR  E RECONHECER ASPECTOS QUE O CARACTERIZAM NO GRUPO AO QUAL PERTENCE(CARACTERÍSTICAS FISICAS E CULTURAIS,HÁBITOS,COSTUMES E VALORES).
FAZER O ALUNO RECONHECER A EXISTÊNCIA DE DIFERENTES MODOS DE SER E VICER,TANTO NA SOCIEDADE EM QUE  VIVE (DIFENRENÇAS ÉTNICAS,SOCIAS,RELIGIOSAS,DE GÊNERO)COMO EM OUTRAS CULTURAS(COMUNIDADES INDÍGENAS,POR EXEMPLO).
PROPORCIONAR O ALUNO A POSSIBILIDADE DE SE RECONHECER COMO SUJEITO NAS RELAÇÕES DE ESTUDO,CONSUMO,TRABALHO E LAZER QUE SÃO ESTABELECIDAS NO ESPAÇO EM QUE ESTÁ INSERIDO.
PROMOVER A COMPREENSÃO DOS DIFERENTES TIPOS DE RELAÇÕES,HAMONIOSAS OU CONFLITANTES,NA FAMÍLIA,NO TRABALHO,PRODUÇÃO E NAS TROCAS.
INCENTIVAR O ALUNO A RECONHECER A SUA PRÓPRIA HISTÓRIA DE VIDA,BEM COMO A DE SUA FAMÍLIA SENTINDO-SE PARTE INTEGRANTE DELA.
PROMOVER A COMPREENSÃO DA HISTÓRIA COMO UM PROCESSO QUE SE CONSTRÓI A PARTIR DAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS PELAS PESSOAS,NO TEMPO E NO ESPAÇO.
CONTEÚDOS: COMPREENSÃO DO CORPO E EXPRESSIVIDADE,PERCEPÇÃO DO EU,
GENEALOGIA, ETC.
RECURSOS:VIDEOS,FOTOGRAFIAS,PAINEIS,CARTAZES ,ETC.
HABILIDADES CONTEMPLADAS:
UTILIZAR CÉDULAS E MOEDAS NOS DIVERSOS CONTEXTOS DE BRINCADEIRAS:JOGAR E DAR TROCO(MERCADINHO,FEIRINHA).
LER GRÁFICOS E TABELAS COM INTERVENÇÃO DO PROFESSOR.
DESENVOLVIMENTO:
PROPOR SISTEMATICAMENTE BRINCADEIRAS EM GRUPOS,INTEGRANDO OS ALUNOS ATRAVÉS DE CONVERSAS EM RODINHAS,A FIM DE POSSIBILITAR O CONHECIMENTO E A APROXIMAÇÃO DAS CRIANÇAS.ORGANIZAR ATIVIDADES INDIVIDUAIS COMO CRIAÇÃO E CONFECÇÃO DE CRACHÁS,A PARTIR DE DESENHO E CARTAZ PARA IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO.
TRABALHAR A PERCEPÇÃO DO CORPO A PARTIR DE OBSERVAÇÕES,NO ESPELHO,DO ROSTO,DOS CABELOS,DAS PARTES DO CORPO ,DA ALTURA ETC.
ESTABELECER OBSERVAÇÕES EM DUPLAS ACERCA DAS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE OS DEMAIS COLEGAS,BUSCANDO CONSTRUIR O CONCEITO DO EU E DO OUTRO.
FAZER GRÁFICOS DE ALTURA COM TIRAS DE JORNAL,PROCURANDO ESTABELECER AS DIFERENÇAS  E AS SEMELHANÇAS DE TAMANHO ENTRE AS CRIANÇAS.
TRABALHAR OS SENTIDOS:SENSIBILIDADE NAS MÃOS(TATO),VISÃO,AUDIÇÃO,OLFATO E PALADAR.
FAZER UM DESENHO DO CORPO,INCENTIVANDO A CRIANÇA A PRODUZIR A SUA AUTO-IMAGEM;PARA ISSO,DISPONIBILIZAR A ELA DIVERSOS MATERIAIS COMO TINTA,PINCÉIS,PAPEL COLORIDO BOTÕES,ETC.
PROMOVER MOMENTOS PARA QUE O ALUNO OBSERVE O SEU PRÓPRIO ESPAÇO:NA CLASSE NOMEAR OBJETOS E MÓVEIS ALI PRESENTES,MEDIR A SALA COM FITAS DE MJORNAL,FAZER A MAQUETE DA SALA DE AULA COM CAIXAS DE SAPATOS E OUTROS MATERIAIS.  NA ESCOLA,PASSEAR PELAS SUAS DEPENDÊNCIAS, CONHECER FUNCIONÁRIOS;PESQUISAR A HISTÓRIA DA ESCOLA;INVESTIGAR O QUARTEIRÃO EM QUE SE SITUA E O NOME DAS RUAS PRÓXIMAS,REALIZAR UM CONHECIMENTO DO BAIRRO,FAZENDO VISITAS ÀS CASAS COMERCIAIS,PRAÇAS,CASAS DE MORADORES E OUTROS LUGARES.AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO É INTERESSANTE  QUE O PROFESSOR PROPORCIONE MOMENTOS COM JOGOS PARA  QUE MELHOR SE DESENVOLVA A FUNÇÃO SIMBÓLICA DAS CRIANÇAS.

PRODUTO FINAL/FECHAMENTO:
ALGUMAS SUGESTÕES:
MATEMÁTICA- TIPOS DE COMÉRCIO(MERCADINHO)
SIMULAR SITUAÇÃO DE COMPRA E VENDA DE VÁRIOS TIPOS DE PRODUTOS, USANDO AS CÉDULAS SEM VALOR REAL COMO FORMA DE PAGAMENTO PELOS PRODUTOS COMPRADOS.
NATUREZA E SOCIEDADE-LING.ORAL E ESCRITA-
CONSTRUIR UMA LINHA DE TEMPO JUNTAMENTO COM OS ALUNOS ONDE SERÃO REGISTRADOS COM FOTOGRAFIAS E RELATÓRIOS OS ACONTECIMENTOS MAIS IMPORTANTES NO COTIDIANO DOS ALUNOS.
MOVIMENTO: (SARAU CULTURAL)
TRABALHAR A EXPRESSÃO CORPORAL ATRAVÉS DE MUSICAS ,BRINCADEIRAS QUE PROPORCIONE O CONTATO COM O COM AS PARTES DO CORPO E SUAS FUNÇÕES ESPECÍFICAS.
AVALIAÇÃO: A AVALIAÇÃO É SISTEMÁTICA ATRAVÉS DO REGISTRO E OBSERVAÇÃO.





Nenhum comentário:

Postar um comentário