PEDAGOGA E NEUROPSICOPEDAGOGA:
OBJETIVO GERAL:
POSSIBILITAR A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE À PARTIR DAS RELAÇÕES SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAIS,
DE FORMA AUTÊNTICA,CONCIENTE E CONTEXTUALIZADA.
JUSTIFICATIVA:
SEGUNDO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA
EDUCAÇÃO: CRIANÇAS E ADOLESCENTES PENSAM O MUNDO DE
UM JEITO ESPECIAL E MUITO PRÓPRIO.É A PARTIR DAS RELAÇÕES QUE ESTABELECEM COM A REALIDADE EM QUE VIVEM,COM O MEIO FAMILIAR E COM AS PESSOAS COM AS QUAIS NECESSITAM SE RELACIONAR NO COTIDIANO. PARA QUE, ELAS PASSEM A "LER" E A " COMPREENDER" O MUNDO.CABE AOS PROFISSIONAIS DO CAPS
FACILITAR ESSA "LEITURA" E COMPREENSÃO,POSSIBILITANDO,NO PROCESSO TERAPEÚTICO INICIAL,O RECONHECIMENTO, DA SUA PRÓPRIA HISTÓRIA DE VIDA SENDO DESEJÁVEL RESGATAR A IMPORTÂNCIA DAS SUAS AÇÕES E ATITUDES, PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA SUA HISTÓRIA E DA HISTÓRIA DO OUTRO.
2-IDENTIFICAR E RECONHECER ASPECTOS QUE OS CARACTERIZAM NO GRUPO AO QUAL PERTENCEM (CARACTERÍSTICAS FISICAS E CULTURAIS,HÁBITOS,COSTUMES E VALORES).
3-FAZER COM QUE RECONHEÇAM A EXISTÊNCIA DOS DIFERENTES MODOS DE SER E VIVER, NA SOCIEDADE A QUAL FAZ PARTE (DIFENRENÇAS ÉTNICAS,SOCIAS,RELIGIOSAS,DE GÊNERO)COMO EM OUTRAS CULTURAS(COMUNIDADES INDÍGENAS, OU QUILOMBOLAS ,POR EXEMPLO).
4-PROPORCIONAR AO PACIENTE A POSSIBILIDADE DE SE RECONHECER COMO SUJEITO NAS RELAÇÕES DE ESTUDO,CONSUMO,TRABALHO E LAZER QUE SÃO ESTABELECIDAS NO ESPAÇO EM QUE ESTÃO INSERIDOS.
5-PROMOVER A COMPREENSÃO DOS DIFERENTES TIPOS DE RELAÇÕES,HARMONIOSAS OU CONFLITANTES,NA FAMÍLIA,NO TRABALHO,NAS PRODUÇÕES E NAS TROCAS.
INCENTIVAR OS PACIENTES A RECONHECER A SUA PRÓPRIA HISTÓRIA DE VIDA,BEM COMO A DE SUAS FAMÍLIAS SENTINDO-SE PARTE INTEGRANTE DELA.
6-PROMOVER A COMPREENSÃO DA HISTÓRIA COMO UM PROCESSO QUE SE CONSTRÓI Á PARTIR DAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS PELAS PESSOAS,NO TEMPO E NO ESPAÇO.
CONTEÚDOS: COMPREENSÃO DO CORPO E EXPRESSIVIDADE,PERCEPÇÃO DO EU,
GENEALOGIA, ETC.
1-PROPOR SISTEMATICAMENTE BRINCADEIRAS EM GRUPOS,INTEGRANDO OS PACIENTES ATRAVÉS DAS RODAS DE CONVERSA ,A FIM DE POSSIBILITAR O CONHECIMENTO, A INTERAÇÃO SOCIAL E A APROXIMAÇÃO .
3-TRABALHAR A PERCEPÇÃO DO CORPO A PARTIR DE OBSERVAÇÕES,NO ESPELHO,O ROSTO,OS CABELOS,AS PARTES DO CORPO ,A ALTURA ETC.
4-ESTABELECER OBSERVAÇÕES EM DUPLAS ACERCA DAS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE OS DEMAIS PARTICIPANTES DA PERMANÊNCIA,BUSCANDO CONSTRUIR O CONCEITO DO EU E DO OUTRO.
5-FAZER GRÁFICOS DE ALTURA COM TIRAS DE JORNAL,PROCURANDO ESTABELECER AS DIFERENÇAS E AS SEMELHANÇAS DE TAMANHO ENTRE OS USUÁRIOS.
7-FAZER UM DESENHO DO CORPO,INCENTIVANDO O PACIENTE A REPRODUZIR A SUA AUTO-IMAGEM;PARA ISSO,DISPONIBILIZAR DIVERSOS MATERIAIS COMO TINTAS,PINCÉIS,PAPÉIS COLORIDOS, BOTÕES,ETC.
8-PROMOVER MOMENTOS PARA QUE O PACIENTE OBSERVE O SEU PRÓPRIO ESPAÇO, NOMEAR OBJETOS E MÓVEIS ALI PRESENTES,MEDIR O ESPAÇO COM FITAS DE JORNAL,FAZER A MAQUETE COM CAIXAS DE SAPATOS E OUTROS MATERIAIS.
RAFISA ROSELES
OBJETIVO GERAL:
POSSIBILITAR A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE À PARTIR DAS RELAÇÕES SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAIS,
DE FORMA AUTÊNTICA,CONCIENTE E CONTEXTUALIZADA.
JUSTIFICATIVA:
SEGUNDO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA
EDUCAÇÃO: CRIANÇAS E ADOLESCENTES PENSAM O MUNDO DE
UM JEITO ESPECIAL E MUITO PRÓPRIO.É A PARTIR DAS RELAÇÕES QUE ESTABELECEM COM A REALIDADE EM QUE VIVEM,COM O MEIO FAMILIAR E COM AS PESSOAS COM AS QUAIS NECESSITAM SE RELACIONAR NO COTIDIANO. PARA QUE, ELAS PASSEM A "LER" E A " COMPREENDER" O MUNDO.CABE AOS PROFISSIONAIS DO CAPS
FACILITAR ESSA "LEITURA" E COMPREENSÃO,POSSIBILITANDO,NO PROCESSO TERAPEÚTICO INICIAL,O RECONHECIMENTO, DA SUA PRÓPRIA HISTÓRIA DE VIDA SENDO DESEJÁVEL RESGATAR A IMPORTÂNCIA DAS SUAS AÇÕES E ATITUDES, PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA SUA HISTÓRIA E DA HISTÓRIA DO OUTRO.
METODOLOGIA: SERÃO REALZADOS ENCONTROS COM GRUPOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL - CAPSI , POR UM PERÍODO DE O3 MESES ,ATÉ QUE SE ALCANCE OS OBJETIVOS PROPOSTOS. ENCONTROS SEMANAIS COM DURAÇÃO DE DUAS HORAS. COMTEMPLANDO UMA AREA DO CONHECIMENTO EM QUE CADA REFERÊNCIA TÉCNICA E REFERÊNCIA CLÍNICA DESENVOLVERÃO. UM EIXO TEMÁTICO NORTEANDO Á ATIVIDADES TERAPÊUTICAS DIVERSAS,
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1-RESGATAR A HISTÓRIA DE VIDA DOS USUÁRIOS,TENDO COMO FATOR PRIMORDIAL A ELEVAÇÃO DA SUA AUTO-ESTIMA,POSSILBILITANDO COM QUE ELE SE IDENTIFIQUE COMO SUJEITO DA SUA HITÓRIA.
1-RESGATAR A HISTÓRIA DE VIDA DOS USUÁRIOS,TENDO COMO FATOR PRIMORDIAL A ELEVAÇÃO DA SUA AUTO-ESTIMA,POSSILBILITANDO COM QUE ELE SE IDENTIFIQUE COMO SUJEITO DA SUA HITÓRIA.
2-IDENTIFICAR E RECONHECER ASPECTOS QUE OS CARACTERIZAM NO GRUPO AO QUAL PERTENCEM (CARACTERÍSTICAS FISICAS E CULTURAIS,HÁBITOS,COSTUMES E VALORES).
3-FAZER COM QUE RECONHEÇAM A EXISTÊNCIA DOS DIFERENTES MODOS DE SER E VIVER, NA SOCIEDADE A QUAL FAZ PARTE (DIFENRENÇAS ÉTNICAS,SOCIAS,RELIGIOSAS,DE GÊNERO)COMO EM OUTRAS CULTURAS(COMUNIDADES INDÍGENAS, OU QUILOMBOLAS ,POR EXEMPLO).
4-PROPORCIONAR AO PACIENTE A POSSIBILIDADE DE SE RECONHECER COMO SUJEITO NAS RELAÇÕES DE ESTUDO,CONSUMO,TRABALHO E LAZER QUE SÃO ESTABELECIDAS NO ESPAÇO EM QUE ESTÃO INSERIDOS.
5-PROMOVER A COMPREENSÃO DOS DIFERENTES TIPOS DE RELAÇÕES,HARMONIOSAS OU CONFLITANTES,NA FAMÍLIA,NO TRABALHO,NAS PRODUÇÕES E NAS TROCAS.
INCENTIVAR OS PACIENTES A RECONHECER A SUA PRÓPRIA HISTÓRIA DE VIDA,BEM COMO A DE SUAS FAMÍLIAS SENTINDO-SE PARTE INTEGRANTE DELA.
6-PROMOVER A COMPREENSÃO DA HISTÓRIA COMO UM PROCESSO QUE SE CONSTRÓI Á PARTIR DAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS PELAS PESSOAS,NO TEMPO E NO ESPAÇO.
CONTEÚDOS: COMPREENSÃO DO CORPO E EXPRESSIVIDADE,PERCEPÇÃO DO EU,
GENEALOGIA, ETC.
HABILIDADES CONTEMPLADAS:
- LIDERANÇA:
-COMUNICAÇÃO:
-PLANEJAMENTO:
-AUTO-CONTROLE:
-NEGOCIAÇÃO:
-TOMADA DE DECISÃO:
-RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS:
-EMPATIA:
-ÉTICA:
-APRESENDIZAGEM CONTINUADA:
-FLEXIBILIDADE
-RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
AO FINAL DO PROJETO ESPERA-SE QUE O PÚBLICO -ALVO RESPONDA DE FORMA SATISFATÓRIA AOS OBJETIVOS PROPOSTOS.
DESENVOLVIMENTO:
1-PROPOR SISTEMATICAMENTE BRINCADEIRAS EM GRUPOS,INTEGRANDO OS PACIENTES ATRAVÉS DAS RODAS DE CONVERSA ,A FIM DE POSSIBILITAR O CONHECIMENTO, A INTERAÇÃO SOCIAL E A APROXIMAÇÃO .
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2-ORGANIZAR ATIVIDADES INDIVIDUAIS COMO CRIAÇÃO E CONFECÇÃO DE CRACHÁS,A PARTIR DE DESENHOS PARA IDENTIFICAÇÃO DO USUÁRIO.
3-TRABALHAR A PERCEPÇÃO DO CORPO A PARTIR DE OBSERVAÇÕES,NO ESPELHO,O ROSTO,OS CABELOS,AS PARTES DO CORPO ,A ALTURA ETC.
4-ESTABELECER OBSERVAÇÕES EM DUPLAS ACERCA DAS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE OS DEMAIS PARTICIPANTES DA PERMANÊNCIA,BUSCANDO CONSTRUIR O CONCEITO DO EU E DO OUTRO.
5-FAZER GRÁFICOS DE ALTURA COM TIRAS DE JORNAL,PROCURANDO ESTABELECER AS DIFERENÇAS E AS SEMELHANÇAS DE TAMANHO ENTRE OS USUÁRIOS.
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6-TRABALHAR OS CINCO SENTIDOS:SENSIBILIDADE NAS MÃOS(TATO),VISÃO,AUDIÇÃO,OLFATO E PALADAR.
6-TRABALHAR OS CINCO SENTIDOS:SENSIBILIDADE NAS MÃOS(TATO),VISÃO,AUDIÇÃO,OLFATO E PALADAR.
7-FAZER UM DESENHO DO CORPO,INCENTIVANDO O PACIENTE A REPRODUZIR A SUA AUTO-IMAGEM;PARA ISSO,DISPONIBILIZAR DIVERSOS MATERIAIS COMO TINTAS,PINCÉIS,PAPÉIS COLORIDOS, BOTÕES,ETC.
8-PROMOVER MOMENTOS PARA QUE O PACIENTE OBSERVE O SEU PRÓPRIO ESPAÇO, NOMEAR OBJETOS E MÓVEIS ALI PRESENTES,MEDIR O ESPAÇO COM FITAS DE JORNAL,FAZER A MAQUETE COM CAIXAS DE SAPATOS E OUTROS MATERIAIS.
9,PASSEAR PELAS DEPENDÊNCIAS DO CAPS, CONHECER FUNCIONÁRIOS;PESQUISAR A HISTÓRIA DO CAPS ;INVESTIGAR O QUARTEIRÃO EM QUE SE SITUA E O NOME DAS RUAS PRÓXIMAS,REALIZAR UM CONHECIMENTO DO BAIRRO,FAZENDO VISITAS ÀS CASAS COMERCIAIS,PRAÇAS,CASAS DE MORADORES E OUTROS LUGARES,
10-AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO É INTERESSANTE QUE O RESPONSÁVEL PELA PERMANÊNCIA, PROPORCIONE MOMENTOS COM JOGOS PARA QUE MELHOR SE DESENVOLVA A FUNÇÃO SIMBÓLICA DOS PACIENTES.
CONCLUSÃO:
PRODUTO FINAL/FECHAMENTO:
PRODUTO FINAL/FECHAMENTO:
-CONSTRUIR UMA LINHA DE TEMPO JUNTAMENTO COM OS USUÁRIOS ONDE SERÃO
TRABALHADOS A EXPRESSÃO CORPORAL ATRAVÉS DE MUSICAS ,BRINCADEIRAS QUE PROPORCIONEM O CONTATO COM O COM AS PARTES DO CORPO E SUAS FUNÇÕES ESPECÍFICAS.
TRABALHADOS A EXPRESSÃO CORPORAL ATRAVÉS DE MUSICAS ,BRINCADEIRAS QUE PROPORCIONEM O CONTATO COM O COM AS PARTES DO CORPO E SUAS FUNÇÕES ESPECÍFICAS.
-TRABALHAR A ARVORÉ GENEALÓGICA,EXPLICANDO A ORIGEM FAMILIAR E AINDA DESCOBRIR A ORIGEM DE PROBLEMAS,ANOMÁLIAS E DOENÇAS GENÉTICAS.OU ADQUIRIDAS ,AUTISMO,TDAH,TOD,DEFICIT DE ATENÇÃO,TRANSTORNOS PSICÓTICOS,TRANTORNOS ANSIOSOS,TRANSTORNOS DEPRESSIVOS,BORDERLINE,TRANSTORNO BIPOLAR,TRANSTORNOS RELACIONADOS AO USO DE SUBSTÂNCIAS PSCICOATIVOS,TRANSTORNOS DO SONO.
-TRABALHAR AS FASES DA VIDA, " O HOMEM NASCE,CRESCE, DESENVOLVE-SE, TORNA-SE CRIANÇA,ADOLESCENTE,ADULTO,ENVELHECE E MORRE" ( TROCAR A PALAVRA MORTE,POR LUTO.OBS: SUGESTÃO DA PSIQUIATRA DRA ELLEN LAÍS SOUZA MATOS ).
- CONSTRUIR UM PORTFOLIO COM ATIVIDADES DESENVOLVIDAS AO LONGO DO PERCUSSO, FOTOS DOS PROFISSIONAIS DESENVOLVEDORES DO PROJETO,COM O TEMA
"EU FAÇO PARTE DA HISTÓRIA DO CAPS I "
RECURSOS: VIDÉOS,FOTOGRAFIAS,PAINEIS,CARTAZES ,ETC.
-AVALIAÇÃO: A AVALIAÇÃO É SISTEMÁTICA ATRAVÉS DO REGISTRO E OBSERVAÇÃO.
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