Quem sou eu
- PROFESSORA RAFISA ROSELES
- SOU UMA PESSOA EXTREMAMENTE CRÍTICA,DETESTO INJUSTIÇA E ADMIRO PESSOAS QUE CORREM EM BUSCA DO CONHECIMENTO.
domingo, 21 de agosto de 2011
PROJETO MEIO AMBIENTE
PROFª: RAFISA ROSELES
Público alvo: mini-maternal
JUSTIFICATIVA:ATUALMENTE HOUVE-SE MUITO FALAR
EM DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E NADA MAIS IMPORTANTE DO
QUE FORMAR UM CIDADÃO CONSCIENTE E CRÍTICO E ESSA
FORMAÇÃO TEM INÍCIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL,É NOS PRI-
MEIROS ANOS ESCOLARES QUE SÃO INTRODUZIDOS ESSES
VALORES DE PRESERVAÇÃO DO ECOSSISTEMA,E DO AMBIEN-
TE EM QUE SE VIVE.
OBJETIVOS GERAIS:CONCIENTIZAR O EDUCANDO SOBRE
IMPORTÂNCIA DE PRESERVAR O MEIO AMBIENTE E O ECOS-
SISTEMA EM QUE VIVEMOS(A FAUNA E A FLORA) E ESTENDER
ESSA CONSCIÊNCIA SOBRE OUTROS ASPECTOS COMO:A POLUI-
ÇÃO AMBINETAL,A POLUIÇÃO VISUAL,A CAMADA DE OZÔNIO,
O AQUECIMENTO GLOBAL,AS ENCHENTES PROVOCADAS POR
ESSE AQUECIMENTO ,O ALTO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRI-
CA,O DESPERDÍCIO DE ÁGUA POTÁVEL E TAMBÉM A AFICÁCIA
DA RECICLAGEM.O IMPACTO AMBIENTAL DEVE SER ENTENDI-
DO COMO UM DESEQUILIBRIO PROVOCADO POR UM CHOQUE,
UM "TRAUMA ECOLÓGICO",RESULTANTE DA AÇÃO DO HOMEM
SOBRE O MEIO AMBIENTE.NO ENTANTO PODE SER RESULTA-
DE ACIDENTES NATURAIS COMO POR EXEMPLO,A EXPLOSÃO
DE UM VULCÃO PODE PROVOCAR POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
OU UM RAIO PODE CAUSAR INCÊNDIO NUMA FLORESTA,MAS
DEVEMOS DAR CADA VEZ MAIS ATENÇÃO AOS IMPACTOS
CAUSADOS PELA AÇÃO DO HOMEM.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:ORIENTAR OS EDUCANDOS A
PRESERVAR O MEIO EM QUE ELES ESTÃO INSERIDOS,COMO
OS ORGÃOS PÚBLICOS ESCOLARES,ECLESIÁSTICOS,E FAMILI-
AR.É FUNDAMENTAL PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO INFAN-
TIL,ONDE OS VALORES ADQUIRIDOS AO LONGO DOS ANOS
PERMANECERÃO COMO SUPORTE PARA FORMAÇÃO DO SEU
CARATÉR E CONCIÊNCIA CRÍTICA.OS ALUNOS NECESSITAM
ENTENDER QUE ESTUDAR EM UM AMBIENTE LIMPO E ORGA-
NIZADO É BEM MAIS PRAZEROSO .PARTINDO DAÍ, ORINEN-
TÁ-LOS A NÃO JOGAR PAPÉIS NO CHÃO,PONTAS DE LÁPIS,NÃO
RISCAR AS PAREDES,EVITAR O DESPERDÍCIO DE ÁGUA E
ENERGIA.
HABILIDADES CONTEMPLADAS:
-Nat e Soc,L.O.E,Mat,Artes,Musica,Movimento
Cuidar de si mesmo e do ambiente onde está inserido.
coletar informações e dados utilizando procedimentos
pessoais de organização para se expressarem de modo
a facilitar o entendimento.
Expressar verbalmente ou por meio de registro,os pro
cedimentos de solução dos problemas,reconhecendo
que um mesmo problema pode ser resolvido por
diferentes estratégias.
Cuidar dos objetos e dos objetos dos colegas.
Inferir sobre determinado assunto mediado pelo
professor.
Fazer leitura mesmo que não convencional.
Perceber os diferentes fenômenos da natureza.
-Observar elementos constituintes da linguagem
visual:ponto, linha,cor,volume,contraste,luz,texturas.
-Criar desenhos,pinturas,colagem,modelagem a partir
do seu proprio repertório.-Construir maquetes de ci-
dades ou brinquedos.
-Demonstrar sensibilidade ao assistir apresentações
musicais.Perceber sensações,limites,potencialidades
sinais vitais,e integridade do próprio corpo.
DESENVOLVIMENTO:
Abordar assuntos atuais que relatam a degradação da
natureza e o que o homem tem feito para restaurar a
natureza afetada,trabalhar com pequenos relatos,
murais,maket,slaids,videos,recorte e colagem,cartazes
etc...
FECHAMENTO:
1ª Sugestão- convidar um palestrante para abordar
esse tema através de videos,panfletos,com uma lin-
guagem clara e objetiva e de acordo com a faixa -etá-
ria.
2ªSugestão-Fazer uma mostra cultural com objetos
confeccionados à partir de materiais reciclaveis.
3ªSugestão-fazer uma Maquete,à partir dos estudos
desenvolvidos em sala de aula,reproduzindo passo a
passo todas as etapas ocorridas com o meio ambiente,
desde a degradação a suposta tentativa de restaura-
ção.
AVALIAÇÃO:
Observação e registro de forma sistemática.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário