Quem sou eu

Minha foto
SOU UMA PESSOA EXTREMAMENTE CRÍTICA,DETESTO INJUSTIÇA E ADMIRO PESSOAS QUE CORREM EM BUSCA DO CONHECIMENTO.

domingo, 21 de agosto de 2011


PROJETO MEIO AMBIENTE
PROFª: RAFISA ROSELES
Público alvo: mini-maternal


JUSTIFICATIVA:ATUALMENTE HOUVE-SE  MUITO    FALAR
EM DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E NADA MAIS IMPORTANTE DO
QUE FORMAR UM CIDADÃO CONSCIENTE E CRÍTICO   E      ESSA
FORMAÇÃO TEM INÍCIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL,É  NOS  PRI-
MEIROS ANOS ESCOLARES    QUE   SÃO INTRODUZIDOS ESSES
VALORES DE PRESERVAÇÃO DO ECOSSISTEMA,E DO  AMBIEN-
TE EM QUE SE VIVE.


OBJETIVOS GERAIS:CONCIENTIZAR O EDUCANDO SOBRE 
IMPORTÂNCIA DE PRESERVAR O MEIO AMBIENTE  E  O  ECOS-
SISTEMA EM QUE VIVEMOS(A FAUNA E  A FLORA) E ESTENDER
ESSA CONSCIÊNCIA SOBRE OUTROS ASPECTOS COMO:A POLUI-
ÇÃO AMBINETAL,A POLUIÇÃO VISUAL,A CAMADA DE OZÔNIO,
O AQUECIMENTO GLOBAL,AS ENCHENTES PROVOCADAS   POR
ESSE AQUECIMENTO ,O ALTO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRI-
CA,O DESPERDÍCIO DE ÁGUA POTÁVEL E TAMBÉM A AFICÁCIA
DA RECICLAGEM.O IMPACTO AMBIENTAL DEVE SER ENTENDI-
DO COMO UM DESEQUILIBRIO PROVOCADO POR UM CHOQUE,
UM "TRAUMA ECOLÓGICO",RESULTANTE DA AÇÃO DO HOMEM
SOBRE O MEIO AMBIENTE.NO ENTANTO PODE SER RESULTA-
DE ACIDENTES NATURAIS COMO POR EXEMPLO,A EXPLOSÃO
DE UM VULCÃO  PODE PROVOCAR POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
OU UM RAIO PODE CAUSAR INCÊNDIO NUMA FLORESTA,MAS 
DEVEMOS  DAR  CADA  VEZ  MAIS  ATENÇÃO  AOS  IMPACTOS 
CAUSADOS PELA AÇÃO DO HOMEM.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:ORIENTAR OS EDUCANDOS A
PRESERVAR O MEIO EM QUE ELES ESTÃO INSERIDOS,COMO 
OS ORGÃOS PÚBLICOS ESCOLARES,ECLESIÁSTICOS,E FAMILI-
AR.É FUNDAMENTAL PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO INFAN-
TIL,ONDE OS VALORES  ADQUIRIDOS  AO LONGO  DOS   ANOS
PERMANECERÃO COMO SUPORTE PARA FORMAÇÃO DO   SEU
CARATÉR E CONCIÊNCIA CRÍTICA.OS   ALUNOS  NECESSITAM 
ENTENDER QUE ESTUDAR EM UM AMBIENTE LIMPO E ORGA-
NIZADO É BEM MAIS PRAZEROSO .PARTINDO   DAÍ,  ORINEN-
TÁ-LOS A NÃO JOGAR PAPÉIS NO CHÃO,PONTAS DE LÁPIS,NÃO
RISCAR AS PAREDES,EVITAR   O  DESPERDÍCIO   DE  ÁGUA   E
ENERGIA.


HABILIDADES CONTEMPLADAS:
-Nat e Soc,L.O.E,Mat,Artes,Musica,Movimento
Cuidar de si mesmo e do ambiente onde está inserido.
coletar informações e dados utilizando procedimentos
pessoais de organização para se expressarem de modo 
a facilitar o entendimento.
Expressar verbalmente ou por meio de registro,os pro            
cedimentos de solução dos problemas,reconhecendo 
que um mesmo problema pode ser resolvido por 
diferentes estratégias.
Cuidar dos objetos e dos objetos dos colegas.
Inferir sobre determinado assunto mediado pelo 
professor.
Fazer leitura mesmo que não convencional.
Perceber  os diferentes fenômenos da natureza.
-Observar elementos constituintes da linguagem 
visual:ponto, linha,cor,volume,contraste,luz,texturas.
-Criar desenhos,pinturas,colagem,modelagem a partir 
do seu proprio repertório.-Construir maquetes de ci-
dades ou brinquedos.
-Demonstrar sensibilidade ao assistir apresentações
musicais.Perceber sensações,limites,potencialidades
sinais vitais,e integridade do próprio corpo.    
DESENVOLVIMENTO:
Abordar assuntos atuais que relatam a degradação da 
natureza e o que o homem tem feito para restaurar a
natureza afetada,trabalhar com pequenos relatos,
murais,maket,slaids,videos,recorte e colagem,cartazes
etc...
FECHAMENTO:
1ª Sugestão- convidar um palestrante para abordar 
esse tema através de videos,panfletos,com uma lin-
guagem clara e objetiva e de acordo com a faixa -etá-
ria.
2ªSugestão-Fazer uma mostra cultural com objetos
confeccionados à partir de materiais reciclaveis.
3ªSugestão-fazer uma Maquete,à partir dos estudos 
desenvolvidos em sala de aula,reproduzindo passo a 
passo todas as etapas ocorridas com o meio ambiente,
desde a degradação a suposta tentativa de restaura-
ção.
AVALIAÇÃO:
Observação e registro de forma sistemática.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário