Quem sou eu

Minha foto
SOU UMA PESSOA EXTREMAMENTE CRÍTICA,DETESTO INJUSTIÇA E ADMIRO PESSOAS QUE CORREM EM BUSCA DO CONHECIMENTO.

domingo, 21 de agosto de 2011

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CARNAVAL



SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CARNAVAL
PROFª RAFISA ROSELES
PUBLICO ALVO:ED.INFANTIL, ENS. FUNDAMENTAL I
DURAÇÃO: DUAS SEMANAS

                                                                
                                                           


JUSTIFICATA: INSERIR NO CONTEXTO ATUAL DA CRIANÇA,AS TRADIÇÕES CULTURAIS BRASILEIRAS  E SUAS ORIGENS.
 

                                                             

OBJETIVO GERAL:  RESGATAR A CULTURA CARNAVALESCA QUE FAZ PARTE DAS NOSSAS TRADIÇÕES ,FAZER UM PARALELO ENTRE A CULTURA   BRASILEIRA
 E AS HERANÇAS RECEBIDAS DA CULTURA AFRICANA FORMANDO A CULTURA AFRO-DESCENDENTE.

                                                            

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: TRABALHAR  MUSICAS COM TEMAS SIGNIFICA-TIVOS QUE REFLETEM A CULTURA  BRASILEIRA,  MARCHINHAS,     SAMBA
ENREDO.COMPREENDER COMO É ORGANIZADO UM DESFILE DE CARNA-
VAL,A DIVISÃO DAS ESCOLAS DE SAMBA,AS FANTASIAS,AS ALAS ETC.
CONSTRUIR  FANTASIAS,MÁSCARAS      CONHECENDO       COMO     SÃO PRODUZIDAS.


                                                            

DESENVOLVIMENTO:
-TRABALHAR A PLURALIDADE CULTURAL,ATRAVÉS DAS VARIAÇÕES LIN-
GUÍSTICAS CITADAS NAS LETRAS DOS SAMBAS.
-TRABALHAR TEXTOS LITERÁRIOS ONDE EXPLICA  QUE AS FESTAS BRA-
SILEIRAS SÃO HERDADAS DOS NEGROS QUE VIERAM COMO ESCRAVOS
AO BRASIL.
-TRABALHAR AS RAÇAS BRASILEIRAS E EXPLICAR O QUE É MISCIGENA-
ÇÃO.
-CONFECCIONAR MÁSCARAS,FAZER PAINEIS COM IMAGENS QUE REPRESENTAM O CARNAVAL.


                                                          

CONTEÚDO:ETIMOLOGIA DA PALAVRA CARNAVAL,ORIGEM,
CONSTRUÇÃO  E RESGATE DA HISTÓRIA.

                                                        
RECURSOS:VIDEOS,CDS,CARTAZES,REVISTAS,TEXTOS LITERÁRIOS
TINTAS,TNT,TECIDOS,GLITER ETC.
                                   
                                        

HABILIDADESCOMTEMPLADAS: 
_EXPRESSAR-SE CORPORALEMTE,EMITINDO SONORIZAÇÕES,CANTANDO
TRECHOS DE CANTIGAS E BRINCADEIRAS DO REPERTÓRIO DA TRADIÇÃO BRASILEIRA.(ORALIDADE)
_CRIAR DESENHOS PINTURAS,COLAGENS,MODELAGENS A PARTIR DE SEU PRÓPRIO REPERTÓRIO E DA UTILIZAÇÃO DOS ELEMENTOS DA LINGUAGEM DA ARTE VISUAI:PONTO,LINHA,FORMA,COR,VOLUME,ESPAÇO,
TEXTURA.(ARTES)
_ESCUTAR DIVERSAS OBRAS MUSICAIS DEMONSTRANDO INTERESSE(GÊ-
NERO,ESTILO,ÉPOCA,CULTURA BRASILEIRA E OUTROS)







2 comentários:

  1. Projeto simples e objetivo. Adorei. Parabéns, professora Rafisa.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!Querida Ângela Matos
    continue visitando essa página,conferindo as novidades!

    ResponderExcluir