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SOU UMA PESSOA EXTREMAMENTE CRÍTICA,DETESTO INJUSTIÇA E ADMIRO PESSOAS QUE CORREM EM BUSCA DO CONHECIMENTO.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR COMO UM ATO AMOROSO

                                                   
O ato amoroso é aquele que escolhe a situação,na sua verdade(como ela é).Assim,manifesta-se o ato amoroso consigo mesmo e com os outros.O mandamento "ama o teu próximo como a ti mesmo" implica o ato amoroso que,em primeiro lugar,inclui a si mesmo e,nessa medida,pode incluir os outros.O ato amoroso é um ato que acolhe atos,ações,alegrias e dores como eles são;acolhe para permitir que cada coisa seja o que é,neste momento.Por acolher a situação como ela é,o ato amoroso tem característica de não julgar.Julgamentos aparecerão,mas,evidentemente,para dar curso á vida(à ação) e não para excluí-la.
Na passagem de Maria Madalena,Jesus Cristo incluiu-a no seio dos seres humanos comuns,enfrentando os fariseus com a frase"Atire a primeira pedra,quem não tiver pecado".Com essa expressão ,Ele a acolheu;e porque foi acolhida,Madalena foi curada no corpo e na alma.O acolhimento integra,o julgamento afasta.Todos necessitamos do acolhimento por parte de nós mesmos e dos outros.Só quando acolhidos,nos curamos.O primeiro passo para a cura é a admissão da situação como ela é.Quando não nos acolhemos e/ou não somos acolhidos,gastamos nossa energia nos defendendo e,ao longo da existência,nos acostumamos às nossas defesas,transformando-as em nosso modo permanente de viver.Em síntese,o ato amoroso é acolhedor,integrativo,inclusivo.
Defino a avaliação da aprendizagem como um ato amoroso,no sentido de que a  avaliação por si ,é um ato acolhedor,integrativo,inclusivo.para compreender isso,importa distinguir avaliação de julgamento.O julgamento é um ato que distingue o certo do errado,incluindo o primeiro e excluindo o segundo.A avaliação tem por base acolher uma situação,para,então(e só então),ajuizar a sua qualidade,tendo em vista dar-lhe suporte de mudança,se necessário.A avaliação como ato diagnóstico,tem por objetivo a inclusão e não a exclusão;a inclusão e não a seleção(que obrigatoriamente conduz à exclusão)O diagnóstico tem por objetivo aquilatar coisas,atos,situações,pessoas,tendo em vista tomar decisões no sentido de criar condições para a obtenção de uma maior satisfatoriedade daquilo que se deseja buscando ou construindo.
Transportando essa compreensão para a aprendizagem,podemos entender a avaliação da aprendizagem escolar como um ato amoroso,na medida em que a avaliação tem por objetivo diagnosticar e incluir o educando,pelos mais variados meios,no curso da aprendizagem satisfatória,que integre todas as suas experiências de vida.
A prática de provas e exames exclui parte dos alunos,por basear-se no julgamento,a avaliação pode incluí-los devido ao fato de proceder por diagnóstico e,por isso,pode oferecer-lhes condições de encontrar o caminho para obter melhores resultados na aprendizagem.
Simbolicamente,podemos dizer que a avaliação,por si,é acolhedora e harmônica;como o círculo é acolhedor e harmônico.Quando chamamos alguém para dentro do nosso círculo de amigos,estamos acolhendo-o.
Avaliar um aluno com dificuldades é criar a base do modo de como incluí-lo dentro do círculo da aprendizagem;o diagnóstico permite a decisão de direcionar ou redirecionar aquilo que está precisando de ajuda.
CONCLUINDO
O ato de avaliar,por sua constituição mesma,não se destina a um julgamento "definitivo"sobre alguma coisa,pessoa ou situação,pois que não é um ato seletivo.A avaliação se destina ao diagnóstico e,por isso mesmo,à inclusão;destina-se à melhoria do ciclo de vida.Deste modo,por si,é um ato amoroso.Infelizmente,por nossas experiências histórico-sociais e pessoais,temos dificuldades em assim compreendê-la e praticá-la.Mas...fica o convite a todos nós.É uma meta a ser trabalhada,que com o tempo,se transformará em realidade,por meio de nossa ação.Somos responsáveis poe esse processo.