Quem sou eu

Minha foto
SOU UMA PESSOA EXTREMAMENTE CRÍTICA,DETESTO INJUSTIÇA E ADMIRO PESSOAS QUE CORREM EM BUSCA DO CONHECIMENTO.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PROJETO SEMANA DA CRIANÇA

                          
PROJETO SEMANA DA CRIANÇA

PÚBLICO ALVO: Educação Infantil 

DURAÇÃO: Uma semana

JUSTIFICATIVA:  ECA Art.15 parágrafo IV - toda criança tem direito a
brincar,praticar esportes e se divertir.

OBJETIVOS GERAIS: Promover a socialização e a interação entre os alunos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Participar de atividades lúdicas expondo suas preferências por brincadeiras diversas,cantigas de roda,jogos etc.

DESENVOLVIMENTO: 
1º - preparar o ambiente onde  serão realizadas as atividades lúdicas.
2º- dividir um espaço em oficinas,de pintura facial,arte com sucatas ou massinha de bisqui.Permitir que os alunos manipulem esses materiais
de acordo com a criatividade de cada um,sendo que apenas no caso da pintura facial deverá ser realizada por um adulto.
3º-preparar um repertório de cantigas de roda onde os alunos aprenderão a cantar e gesticular quando necessário.
4º-reservar um espaço para jogos como boliche,amarelinha,acerte o alvo,peteca,futebol,corrida de saco,ovo na colher etc,onde os vencedores deverão ser premiados.(gincana)
5º-dispor de um karaoque,onde os alunos poderão desenvolver suas habilidades musicais e dançar.
6º-Contar histórias utilizando fantasias,fantoches ou fazer um teatro com participação dos alunos.
OBSERVAÇÃO I: Todas as atividades devem ser registradas através de fotos ou vídeo.

HABILIDADES CONTEMPLADAS:
-Participar de situações coletivas mediadas pelo professor.
-Expressar verbalmente ou por meio de registro,os pro-           
cedimentos de solução dos problemas,reconhecendo 
que um mesmo problema pode ser resolvido por 
diferentes estratégias.
-Cuidar dos objetos e dos objetos dos colegas.
-Observar elementos constituintes da linguagem 
visual:ponto, linha,cor,volume,contraste,luz,texturas.
-Criar desenhos,pinturas,colagem,modelagem a partir 
do seu proprio repertório.
-construir brinquedos com sucata.
-Demonstrar sensibilidade ao assistir apresentações
musicais.Perceber sensações,limites,potencialidades
sinais vitais,e integridade do próprio corpo. 

FECHAMENTO:
1ª opção: fazer um mural com os registros( fotos ) das
atividades dos alunos e fazer uma exposição na reunião
de pais.
2ªopção: expor os objetos confeccionados na oficina de artes.
OBSERVAÇÃO II : Não esqueçam que os registros dessas atividades 
devem ser inseridas no portifólio do aluno.


   



QUANTO VALE UM PROFESSOR?

QUANTO VALE UM PROFESSOR?

Antigamente tornava-se professor quem sentia anseio por ensinar,
quem tinha dom,quem sentia uma força maior em seu interior que
os impulsionava a transformar-se em mestres,doadores e compar-
tilhadores do conhecimento,não donos do conhecimento como dizem por aí.
Atualmente,as coisas tomaram um rumo diferente,pois essa geração
citada acima não foram reconhecidos,valorizados,não foram ouvidos
quando alertaram sobre o caos que  a educação se tornaria,ninguem percebia que o único objetivo do professor era compartilhar.Alunos
que passaram pela sala desses professores,falam com propriedade sobre
os conhecimentos que obtiveram.Mas os estudiosos não satisfeitos com esse avanço,com esse modelo de educação que preparava o aluno para ser cidadão,conciente e participante de uma sociedade que visava apenas os seus próprios interesses,resolveram paralisar esses professores e calar esses alunos.Começaram a massacrar a educação
tirando a autoridade que o professor exercia na sala de aula,eliminando matérias como Moral e Cívica,OSPB que ensinava os alunos a ser patriotas e conhecer como funciona as leis no Brasil,conhecer os seus direitos e deveres.Hoje perguntamos,quanto vale um professor?
-Um professor que não pode cobrar responsabilidade do aluno,porque está arriscando levar um tiro na cabeça.
-Não podem falar sobre o mal comportamento dos alunos nas reuniões de pais porque além de ser desmentidos pelos pais podem até apanhar.
-Não podem reprovar um aluno que não produziu nada durante o ano letivo,por causa da educação continuada mais uma invenção do gaverno
pra fazer  com que esse aluno não aprenda e ainda atrapalhe os alunos que realmente estudaram e mereceram ser promovidos.
-os professores não podem nem respirar na sala de aula que já
são processados.
Estuda-se muitas téorias construtivismo,sócio-interacionismo etc.
fala-se de muitos autores Piaget,Paulo Freire etc.Mas não se preocupam em devolver ao professor a dignidade e o respeito que lhes foram tirado,
um salário descente e acima de tudo a oportunidade de voltar a compartilhar do seu conhecimento com os seus alunos sem a possibilidade de ser agredidos verbalmente e fisicamente.
Chegamos a conclusão que neste momento o professor ainda 
não tem valor algum.

domingo, 4 de setembro de 2011

PROJETO BRINCANDO COM A CIÊNCIA


Projeto Brincando com a Ciência
Publico Alvo: Maternal,Mini E Jardim
Duração: 3 meses
         
                           
Justificativa:
Existem alguns experimentos muito interessantes na ciência que as crianças
de Educação Infantil não tem contato,sendo assim surge a necessidade
de inserir essas novas descobertas em seu contexto de aprendizagem 
Objetivos Gerais:
Despertar no aluno o interesse pela descoberta.
Objetivos Específicos:
Permitir que aluno raciocine sobre o que fazer,com os materiais apresentados,despertar no aluno o prazer da observação e as possibilidades de explicações de fatos e fenômenos.
Habilidades Contempladas:
-Participar de situaões coletivas mediadas pelo professor.
-Justificar situações sobre o assunto num diálogo e numa situação coletiva de comunicação(roda de conversa forma e informal).
-Observar e indentificar imagens diversas.
-Observar elementos contituintes da linguagem visual: ponto,linha,forma,cor,volume,contrastes,
luz,texturas.
-Descobrir propriedades e possibilidades de registro.
-Utilizar diferentes instrumentos para medição,convencionais e não convencionais a fim de estabelecer :
distâncias,comprimento,capacidade e massa,para comparar grandezas.
Avaliação:
Sistemática,através de observação e registro.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
1ª Mudança de estado físico da água
           
2ª Por quê a água e o oléo não se misturam?
                         
3ª Ampulheta com material reciclavél.
                     
                                        
observação: caro professor(a) lembre-se,há uma infinidade de experiências que podem ser realizadas com alunos de Educação Infantil,o profº deve ser pesquisador e inovador.