Quem sou eu

Minha foto
SOU UMA PESSOA EXTREMAMENTE CRÍTICA,DETESTO INJUSTIÇA E ADMIRO PESSOAS QUE CORREM EM BUSCA DO CONHECIMENTO.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

PROJETO OLIMPÍADAS

                                                     PROJETO OLIMPÍADAS

                                               

JUSTIFICATIVA:   POR SER UM EVENTO HISTÓRICO,E DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA A HUMANIDADE POIS PROMOVE A UNIÃO DE TODOS OS PAÍSES EM VÁRIAS MODALIDADES ESPORTIVAS,SURGE ENTÃO A NECESSIDADE DE SER CONTEMPLADA EM SALA DE AULA.(OS GREGOS SENTIAM NECESSIDADE DE SOCIALIZAR-SE,DE BRINCAR,CONCORRER,DISPUTAR,GANHAR E DE MOSTRAR FORÇA,CONHECIMENTO,SURGE ENTÃO AS OLÍMPIADAS,NOME ORIGINADO DA CIDADE DE OLÍMPO,ONDE ACONTECIA OS JOGOS)
                                                 


OBJETIVO GERAL:    AMPLIAR OS CONHECIMENTOS SOBRE A RIQUEZA DA HISTÓRIA ANTIGA,A ORIGEM DAS OLÍPIADAS,OS JOGOS E MODALIDADES DA ÉPOCA,OS TRAJES QUE ERAM USADOS NAS COMPETIÇÕES .



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:    ESTABELECER A SOCIALIZAÇÃO ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS,SUPERAR DESAFIOS,DEMONSTRAR FORÇA E CORAGEM ,ADQUIRIR SENSO CRÍTICO,COMPETIR ENTENDENDO OS RESULTADOS(GANHAR OU PERDER),RESPEITAR REGRAS DE UMA COMPETIÇÃO, ETC.
DESENVOLVIMENTO:   O PROFESSOR DEVERÁ DISPOR DE MATERIAIS QUE O AUXILIE NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETIÇÕES,PREPARANDO O ESPAÇO DE ACORDO COM AS MODALIDADES ESPORTIVAS.NO CASO DA EDUCAÇÃO INFANTIL,O PROFESSOR PODERÁ DIVIDIR O ESPAÇO EM CANTOS,COMO POR EXEMPLO: UM CANTO CERCADO PARA OS MENINOS DISPUTAREM PETECA,OUTRO CANTO PARA PING-PONG,OUTRO PARA FUTEBOL,E AINDA OUTRO PARA GINÁSTICA ,CORRIDA,ARTES MACIAIS ETC.
OBS 1 - AS MODALIDADES DEVERÃO SER ESCOLHIDAS DE ACORDO COM AS CONDIÇÕES DO ESPAÇO FISÍCO DA ESCOLA.
OBS 2 - PARA AS DEMAIS SÉRIES O PROJETO DEVERÁ RECEBER AS ADAPTAÇÕES NECESSARIAS .
OBS 3 - A PREMIAÇÃO,TANTO COMO A POSIÇÃO (1º,2º E 3º LUGAR) FICA A CRITÉRIO DO
PROFESSOR.


FECHAMENTO: FAZER UMA MOSTRA CULTURAL COM UMA DECORAÇÃO GREGA POR EXEMPLO,OU COM OBJETOS QUE SIMBOLIZEM  TODOS OS PAISES.
OS ALUNOS TAMBÉM PODERÃO USAR ROUPAS SIMBOLIZANDO A UNIÃO DOS POVOS ATRAVÉS DOS JOGOS OLÍMPICOS.
NESSE DIA TODOS OS ALUNOS QUE SE DESTACARAM COM SUAS HABILIDADES COMPETITIVAS DEVERÃO RECEBER SUAS PREMIAÇÕES.


AVALIAÇÃO: OBSERVAÇÃO E REGISTRO

         


HABILIDADES CONTEMPLADAS:
-ORALIDADE: DESENVOLVER A COMPREENSÃO UTILIZANDO A FALA NUM DIÁLOGO,ESCUTANDO OS DEMAIS FALANTES NUMA CONVERSA COLETIVA.
-PARTICIPAR DE SITUAÇÕES COLETIVAS MEDIADAS PELO PROFESSOR.
-SEGUIR INSTRUÇÕES E RESPONDER SOLICITAÇÕES COMPREENDENDO SEUS CONTEXTOS SIGNIFICATIVOS.
-MUSICA: PARTICIPAR DE BRINCADEIRAS E JOGOS CANTADOS E RÍTMICOS.
-PARTICIPAR DE JOGOS E BRINCADEIRAS QUE ENVOLVAM A IMPROVISAÇÃO MUSICAL.
-VIVENCIAR EXPERIÊNCIAS QUE INTEGRAM:MÚSICA,MOVIMENTO E DEMAIS EXPRESSÕES:
CORPORAL,TEATRAL E VISUAL.
MOVIMENTO: RECONHECER ELEMENTOS DO PRÓPRIO CORPO POR MEIO DE EXPLORAÇÃO,DAS BRINCADEIRAS,DO USO DO ESPELHO E DA INTERAÇÃO COM OS OUTROS.
-DESENVOLVER UMA ATITUDE POSITIVA EM RELAÇÃO AO PRÓPRIO CORPO,DO OUTRO E O
PRAZER AO MOVIMENTAR-SE.
EXPRESSAR SENÇÃOES E RITMOS CORPORAIS POR MEIO DE GESTOS,POSTURAS E LINGUAGEM ORAL.
-RECONHECER DE FORMA POSITIVA OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES DO PRÓPRIO CORPO.
MATEMÁTICA:UTILIZAR DIFERENTES INSTRUMENTOS PARA MEDIÇÃO,CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS A FIM DE ESTABELECER:DISTÂNCIA,COMPRIMENTO,CAPACIDADE E MASSA,PARA COMPARAR GRANDEZAS.
-CONHECER OS DIFERENTES INSTRUMENTOS PARA MARCAR TEMPO E TEMPERATURA APROVEITANDO SITUAÇÕES COTIDIANAS.
-DEFINIR TRAJETOS A PARTIR DE UM PONTO DE PARTIDA E DE CHEGADA PRÉ-DETERMINADO.
-COMUNICAR E REPRODUZIR TRAJETOS,CONSIDERANDO ALGUNS ELEMENTOS DO ENTORNO COMO PONTOS DE REFERÊNCIA.
-OBSERVAR FORMAS GEOMÉTRICAS PRESENTES EM ELEMENTOS NATURAIS E NOS OBJETOS CRIADOS PELO HOMEM.
NATUREZA E SOCIEDADE: CONHECER A SI MESMO RECONHECENDO SENSAÇÕES,SENTIMENTOS,INTERESSES,PREFERÊNCIAS,LIMITAÇÕES E AS POSSIBILIDADES DE MOVIMENTO.
-CONHECER O AMBIENTE FÍSICO E SOCIAL ATRAVÉS DAS BRINCADEIRAS.
-PARTICIPAR DE JOGOS E BRINCADEIRAS INTERAGINDO COM ADULTOS E CRIANÇAS.
-FORMULAR HIPÓTESES DEBATÊ-LAS E CONFRONTÁ-LAS.